A Importância da
Adaptação na Educação Infantil
A Educação Infantil constitui uma experiência necessária de
socialização para a criança. As brincadeiras e jogos estimulam o relacionamento
com o mundo a sua volta, adquirindo e testando novos conhecimentos,
representando situações do seu cotidiano, expressando seus sentimentos e suas
fantasias.
O ingresso das crianças nas instituições pode criar ansiedade tanto
para elas e para seus pais como para os professores. É o seu primeiro contato
com um grupo de pessoas diferentes das de sua família. Por isso, é comum que a criança chore
em seus primeiros dias de aula, pois, sente com mais intensidade a separação de
seus pais, experimentando um sentimento de abandono e angústia.
As reações podem variar muito, tanto em relação às manifestações
emocionais quanto ao tempo necessário para se efetivar o processo. Em geral, o
período de adaptação durará aproximadamente uma semana, podendo em alguns
casos, ser maior ou menor.
Algumas crianças podem apresentar comportamentos diferentes
daqueles que normalmente revelam em seu ambiente familiar, como alterações de
apetite; retorno às fases anteriores do desenvolvimento (voltar a urinar ou
evacuar na roupa, por exemplo). Podem também, adoecer; isolar-se dos demais e
criar dependência de um brinquedo, da chupeta ou de um paninho.
É natural que a criança manifeste uma certa dificuldade em se
separar da mãe (ou pai), quanto menor for, maior a dificuldade. A tranquilidade e a segurança
dos pais favorecem a separação transitória. Portanto , eles devem estar
tranquilos de que a decisão tomada foi correta.
Há mães que não chegam a chorar, mas seus olhos imploram “
filho, fique comigo”, embora as palavras o incentivem a ir com a professora . .
é frequente que no período da adaptação as crianças chorem na presença da mãe,
resistindo a entrar na escola, mas uma vez dentro dela, mudam completamente e
ficam felizes ao lado dos colequinhas em pouco tempo.
Os pais devem preparar a ida para a escola com observações como: você vai brincar, fazer coisas que
não faz em casa, fazer novos amiguinhos, pintar, ir ao parquinho, etc. Depois
você conta tudo pra mamãe (ou pro papai).“ Quando a criança sabe que
poderá contar tudo aos pais, sente-se mais segura, forte e participativa. Os
pais devem demonstrar interesse e ouvir atentamente. É a maneira de estarem
presentes, mesmo ausentes.
É importante, nos primeiros dias, e até quando se fizer
necessário, a presença da mãe, pai ou de alguém de confiança da criança para
que ela possa enfrentar o novo ambiente junto de alguém com quem se sinta
segura. Somente quando tiver estabelecido um vínculo afetivo com o professor e
com as outras crianças, é que ela poderá enfrentar bem a separação, sendo capaz
de se despedir da pessoa querida, com segurança e desprendimento.
Os pais podem encontrar dificuldades de tempo para viver este
processo por não poderem se ausentar muitos dias no trabalho. Neste caso, seria
importante que pudessem estar presentes, ao menos no primeiro dia, e que depois
pudessem ser substituídos por alguém da confiança da criança.
Fonte:
Referencial Curricular Nacional / Educação
infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário